sábado, 29 de outubro de 2011

Brotas pode perder ambulância da SAMU


Outros quatro municípios também podem ficar sem as unidades de atendimento de emergência
Saiu na TV Oeste (Rede Bahia-Barreiras), mas não sei se a notícia tem fundamento ou se é articulação daquele município do Oeste baiano para ficar com mais unidades da SAMU. O fato é que o noticiário televisivo da última sexta-feira, dia 28, afirmou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de algumas cidades da Bahia será desativado, entre as quais os de Brotas de Macaúbas e Morpará.
Existe um prazo para que a situação se resolva, caso contrário a cidade podem perder o serviço. A gente recebeu uma determinação do Ministério da Saúde que até o final do ano, as cidades onde não inaugurarem o SAMU serão tiradas as viaturas, diz o Coordenador Administrativo na Região.
A notícia, já publicada no site www.morpara.com, informa que a central do SAMU atende a 23 municípios da região, 30 ambulâncias estão disponíveis para atendimento. Mas em seis dessas cidades, elas não estão sendo usadas porque não existe equipe nem sede. Os municípios são Formosa do Rio Preto, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Mansidão e Morpará.
O site diz ainda que a quantidade de ambulâncias SAMU em Barreiras não é o suficiente para atender todo o município, citando declaração da coordenação administrativa do SAMU. Ilustra a matéria com o caso de um homem em Barreiras que precisou do atendimento e a ambulância não apareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário