Follow by Email

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Diocese inaugura Memorial aos Mártires




































 

Dom Luiz destacou a luta de Manoel Dias, Jota, Zequinha, Otoniel, Lamarca e Santa Bárbara

O bispo da Barra, Dom frei Luiz Flávio Cappio cumpriu o prometido e inaugurou no último dia 17 de outubro, na comunidade de Pintada (município de Ipupiara) o Memorial dos Mártires. Construído pela Diocese da Barra e entregue à população no ano em que celebra o seu centenário, o Memorial homenageia os mártires Manoel Dias, Jota, Zequinha e Otoniel Barreto (filhos de Brotas de Macaúbas), Carlos Lamarca e Santa Bárbara. São pessoas que perderam suas vidas lutando contra as injustiças sociais, visando sempre o bem comum.

Zequinha, Otoniel, Santa Bárbara e Lamarca, foram mortos em 1971 pelos órgãos de repressão da ditadura militar; Manoel Dias e Jota foram mortos por conflitos agrários e políticos na década de 80. A inauguração do Memorial aos Mártires da Diocese da Barra foi presidida pelo bispo Dom Luiz Cappio numa cerimônia religiosa da qual participaram padres de todas as paróquias da Diocese.

A população, tanto de Ipupiara – onde morreram Lamarca e Zequinha em 17 de setembro de 1971 – como de Brotas, terra de Zequinha e do seu irmão Otoniel, também assassinado junto com o professor Santa Bárbara prestigiou o acontecimento que contou com, a presença de Olderico Barreto (irmão de Zequinha e Otoniel) e sobrevivente do massacre do Buriti Cristalino em agosto de 1971.

A celebração aos mártires e a missa solene concelebrada no interior do Memorial emocionaram a todos os presentes. O local está preparado para receber os restos mortais destes mártires e, na inauguração, ali foram depositados os de Jota e Manoel Dias, trazidos em urnas funerárias especiais. Dom Luiz destacou a vida dos heróis que deram sua vida lutando pelas liberdades e conquistas sociais e assegurou que a inauguração desse Memorial – importante marco em defesa da fé e da justiça – marca o centenário da Diocese da Barra que acontece nesta sexta-feira, dia 4 de outubro.
 
* As fotos desta matéria foram retiradas dá pagina da Prefeitura Municipal de Ipupiara no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário