Follow by Email

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cheiro de amor no Carnaval do ziriguidum



                           Aline Rosa, a grande estrela do Carnaval 2015 em Brotas de Macaúbas
Dja Luz vem aí com o novo sucesso da banda Filhos de Jorge - Vuco Vuco

Brotas de Macaúbas tem tradição na folia e faz a melhor festa da Chapada

Tem cheiro de amor no ar da cantora Aline Rosa e o ziriguidum da banda Filhos de Jorge no Carnaval antecipado em Brotas de Macaúbas, o mais tradicional e animado da Chapada Diamantina. A folia vai reunir este ano 11 atrações musicais e milhares de foliões em quatro dias de festa. Cerca de 50 mil pessoas circulam pelas ruas da cidade nos muitos eventos – desfile dos blocos populares, blocos de trio, blocos open bar, nos bares e quiosques e principalmente na Praça da Matriz, o ponto central da folia que entra pela madrugada adentro.
Além das grandes atrações musicais – Aline Rosa e Filhos de Jorge, com o novo vocalista Dja Luz – o Carnaval brotense em 2015 contará ainda com a participação da banda D´Look e do cantor Renan Moreira. Nos blocos, a folia será comandada pelas bandas Guig Guettho (Altos Agitos), Bailão do Robissão (Fica Comigo) e Asas Livres e D´Black (Alcoólicos). Artistas locais, a exemplo da banda Chapada, Bastos Oliveira e Metais e o cantor Ismael Oliveira vão garantir a alegria para brotenses e visitantes.

GRANDES CARNAVALESCOS

Este ano o Carnaval antecipado de Brotas de Macaúbas acontecerá entre os dias 5 a 8 de fevereiro 2015, lembrando os grandes carnavalescos – homens e mulheres – que fizeram a folia em Brotas de Macaúbas. Entre os homenageados estarão figuras, como o professor Davidson Carrilho, Ramilton Silva, João Queiroz, Pedro Quinteiro (seu Piruquinha) e Olival Bastos de Figueiredo (Seu Li) -; as eternas rainhas e foliãs Norberta Carrilho, Marisa Rosa, Valnice Campos, Vani Gomes, Cemi Santos e Edinha Saldanha, além do radialista e locutor José Rosa.
 
Guig Guettho, no comando do bloco Altos Agitos, na sexta-feira


Bailão do Robissão vai fazer a festa do bloco Fica Comigo, no sábado

Asas Livres dá o tom na festa open Bar dos Alcoólicos, no domingo

Som D´Black também é atração confirmada no Alcoólicos

Renan Moreira marca presença no esquenta do Fica Comigo

Elton Oliver comanda a D´Look no esquenta do Altos Agitos e puxando o trio do povo, no domingo

Ismael Oliveira confirmadíssimo no Carnaval 2015 em Brotas de Macaúbas


PROGRAMAÇÃO VARIADA

A programação é variada. Na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, acontece o desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, animados pela banda de Metais e Percussão sob o comando de Bastos Oliveira, no resgate dos antigos carnavais. A folia se completa com o desfile dos blocos de rua – Casa da Mulher, Pastoral da Juventude e os travestidos. 
Na sexta-feira, dia 06, a partir das 15 horas, tem o Futebol Carnavalesco com Vira Copos e Amantes da Bola, disputado o troféu Bola Murcha e as melhores vídeocassetadas.
Às 20 horas tem o Esquenta com D´Look e o desfile, a partir das 22 horas, do bloco Altos Agitos com a banda Guig Guetho. A festa se completa na Praça da Matriz, com a apresentação da Banda Filhos de Jorge e e músicos locais, completando a segunda noite de folia.
No sábado a festa é nos bares e quiosques, desde a manhã, com os foliões chegando de todas as cidades e comunidades da região. Às 20 horas, Renan Moreira faz o Esquenta e às 22h, o Bailão do Robissão puxa o bloco Fica Comigo, arrastando os foliões de abadá e o povão pelo passarela da alegria. Na praça, o Carnaval vai pegar fogo com o som contagiante da cantora Aline Rosa (Cheiro de Amor), seguindo-se a apresentação de músicos da terra.
No domingo, dia 8, o Carnaval em Brotas começa mais cedo. Dos bares e quiosques, onde os foliões de concentram, o endereço é o Balneário Lago Azul para a festa open bar do bloco Alcoólicos, com a bandas Asas Livre e D´Black. Cerca de três mil pessoas participam desta festa fechada que acontece simultaneamente com o desfile de blocos infantis.
Às 18 horas, o povão segue a saída do Alcoólicos, reunindo cerca de cinco mil foliões atrás do trio do povo que este ano será puxado pelo banda D´Look. O desfile, desde o Açude até a Praça da Matriz, passando pela Passarela da Alegria sempre é marcado por muita animação.
Na Palco Principal, a festa continua até a madrugada, com as apresentações de artistas locais.

BAILE INFANTIL ANIMA O SÁBADO

A Comissão Organizadora do Carnaval 2015 está anunciando o grande baile infantil, no sábado, dia 7, das 17 às 20, na Praça da Matriz – epicentro da folia brotense. As crianças vão ganhar um espaço especial, com monitores fantasiados e um clima de muita alegria. Distribuição de pirulitos, balas e apitos será feita por animadores caracterizados como personagens carnavalescos. Haverá premiações para os foliões mais animados e fantasias mais criativas
Outro resgate importante é o incentivo aos “caretas”. Um grupo de jovens e adultos está preparando o desfile de mascarados e cacarecos pelas ruas da cidade. Para se integrar ao grupo, entre em contato com a comissão que pode viabilizar alguns materiais para a produção dos tradicionais “caretas”.
Bloco Ouro, um dos pioneiros na maior folia da Chapada Diamantina

Jegue Trio ficou na memória e na história do Carnaval brotense

HISTÓRIA DO CARNAVAL

O primeiro Carnaval em Brotas de Macaúbas coincide com o fim da Segunda Guerra Mundial. Aconteceu no antigo Sobrado (Praça da Matriz) da família Arcanjo Ribeiro e as luzes de lampiões a querosene iluminavam fantasias bem trabalhadas, algumas vindas do Rio de Janeiro.
O povo pegou gosto pela folia e logo apareceram os blocos de rua e principalmente os “caretas”, mascarados que animavam a tardes que antecediam os bailes nos salões.
Depois do Carnaval, organizado no ano de 1947, por Vitória Arcanjo Ribeiro, esposa do juiz Dr. Sebastião, a folia foi se popularizando. O Professor Davidson Carrliho e sua esposa Norberta também organizaram memoráveis festas carnavalescas. Mesmo em plena ditadura militar, a juventude tomou para si a tarefa de organizar a folia que era realizada, ora no Mercado Municipal e oura no Ala B (antiga Intendência e onde hoje funciona a EBDA). O Bar Alvorada era o ponto de encontro dos jovens e músicos para os tradicionais ensaios. Aprendiam-se as marchinhas pelo rádio, ensinando-as aos músicos de então – Jani, seu Nivaldo, Tonhá, Zé Mutim, Vilmar, Valdinei, Joaquim, Fogo e tantos outros.
Vem daí a tradição dos blocos de fantasia, com destaque para o pioneiro Bloco Jóia – “Jo-jo-jo-jo jóia/o nosso bloco é uma joia/olha que coisa legal/chegou o bloco Jóia e animou o Carnaval...” O Jegue Trio foi outro acontecimento, reunindo rapazes e moças numa festa de grande repercussão pelas ruas da cidade. Outros blocos seguiram o caminho, a exemplo do bloco Ouro e o Cordão da Bahia, até se transformarem nos grandes blocos de trio e abadá dos dias de hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário