Follow by Email

domingo, 10 de junho de 2012

Cordelistas do Velho Chico ganham Antologia


Quatro poetas foram selecionados em Brotas de Macaúbas e integram esta obra que será lançada dia 27 de junho em Serra do Ramalho

A culminância do Projeto Semana dos Cordelistas Do Velho Chico está marcada para o dia 27 de julho na Agrovila 9 em Serra do Ramalho. O evento, que reunirá cordelistas, poetas e pesquisadores será no Centro Cultural Luiz Eduardo Magalhães. A coletânea reúne .. cordelistas da região, incluindo quatro de Brotas de Macaúbas - João Gomes de Oliveira, Genuíno Nunes de Oliveira, Rosalvo Martins Junior e Eunice Francisca de Araújo. O projeto é uma realização da Fundifran - Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco, com o patrocínio: do BNB Cultural 2011 em parceria com o BNDES, do Banco do Nordeste e Governo Federal. Como coordenador da pesquisa e organizador da antologia, Cléber Eduão, coordenador de Macroterritório/Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – Sudecult/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Secult

Esta primeira edição da Antologia é um dos produtos que vão marcar o Projeto Semana dos Cordelistas. Nasceu com intuito de incentivar a leitura e fortalecer a cultura popular, identificando e divulgando poetas cordelistas que residem na região, além de envolver educadores, estudantes, representantes de pontos de leitura, arcas das letras e pontos de cultura do Território em oficinas, palestras e recitais poéticos. Os cordéis que farão parte do Capítulo I é resultado do mapeamento que foi realizado entre os meses de agosto de 2011 a fevereiro de 2012 nos municípios de Barra, Morpará, Brotas de Macaúbas, Ibotirama, Oliveira dos Brejinhos, Muquém do São Francisco, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Matina, Riacho de Santana, Sitio do Mato, Serra do Ramalho, Feira da Mata, Malhada e Carinhanha. Poetas convidados dos municípios de Morro do Chapéu, Irecê, São Gabriel, Barreiras, Monte Santo, Urandi, Brumado, Anagé, Antônio Cardoso e Iguaraci compreendem o Capítulo II.

MATERIAL IMPRESCIDÍVEL

O número de cordelistas identificados na pesquisa foi 70, sendo 54 do Território Velho Chico e 16 dos Territórios Circunvizinhos. O número de cordéis identificados foi 141, sendo 112 do Território Velho Chico e 29 dos Territórios Circunvizinhos. As oficinas de literatura de cordel envolvendo educadores/as e estudantes das 28 comunidades culturais (pontos de cultura, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, assentamentos, grupos de jovens, etc.) tiveram como resultado 35 (trinta e cinco) cordéis que também estarão contidos no livro.

Para os organizadores, “a Antologia Poética dos Cordelistas será um material didático-pedagógico imprescindível para os(as) educadores(as) preocupados(as) com a valorização dessa importante manifestação da cultura popular, que é a literatura de cordel; estará sendo disponibilizada para as bibliotecas dos municípios e comunidades culturais do Território Velho Chico num formato impresso mais reduzido e, no formato digital (com 50 cordelistas e 60 cordéis) no sitio www.fundifran.org e no blog semanadoscordelistas.blogspot.com.

PROGRAMAÇÃO

Na programação da Semana dos Cordelistas em Serra do Ramalho está prevista palestra com o poeta e pesquisador Marco Haurélio, além da apresentação da CIA de Teatro Mistura de Ibotirama, com a peça A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno em Cordel. Além do lançamento da Antologia Poética dos Cordelistas do Velho Chico, haverá ainda a entrega oficial da Antologia para as Comunidades Culturais presentes.

O evento contará ainda com recitais poéticos, com a participação de Chico Cordel, Josemário Fernandes, Reginaldo Pereira, Reizinho, Márcia Nascimento, Gilberto Moraes, Jarbas Éssi, Joilson Melo, Tuta, Pedro Antônio da Rocha, José Ornelas, Tio Tony, André Marques, Chico Leite, Silva Dias, Zeca Pereira, Marco Haurélio, Cléber Eduão, Adherrio Lais, Cláudio Pereira, Antônio Regis, Gury Eduão, Carlinhos,  dentre outros.

Outra atração é a Cantoria, apresentando Clendson Barreto (Violeiro), Ivan Carinhanha & Cléber Eduão, Reginaldo Belo, Paulo Araújo & Morão di Privintina, Welton Gabriel, Marcelo Nunes & Gerri Cunha (Cantoria e Forró), dentre outros.

OS POETAS DA ANTOLOGIA

Capítulo I - Poetas do Território Velho Chico contempla de Ibotirama - Josemário dos Santos Fernandes, Márcia Nascimento, Genelisio Oliveira, Gilberto Gessé Moraes Júnior e Jarbas Éssi; de São Gabriel/Ibotirama - Cléber Eduão Ferreira; de Brotas de Macaúbas - João Gomes de Oliveira, Genuíno Nunes de Oliveira, Rosalvo Martins Junior e Eunice Francisca de Araújo; de Oliveira dos Brejinhos - Carlon Castro Cruz, Joilson Santana Melo; de Paratinga - Desidério Franco Rocha e Ulisses Leal de Souza; de Bom Jesus da Lapa - Adenilton Sena Dias (Tuta); de Riacho de Santana - Leôncio Rodrigues da Silva, Cincinato Fernandes Neto, Marco Haurélio; de Igaporã - José Augusto Pereira da Silva; de Matina - João Fogaça Mota (João Barrada); de Serra do Ramalho - Pedro Antônio da Rocha, José de Carvalho Ornelas, Erivaldo da Silva Santos (Peruca), Antônio José dos Santos (Tio Tony); de Malhada - Aparecida Pereira dos Santos, Edivaldo Moreira da Silva e Sergio Cardoso de Souza; de Carinhanha - Honorato Ribeiro dos Santos; de Morpará - Elita Pereira de Matos; de Muquém do São Francisco - Antônio Carlos Boaventura de Aragão, Amanda Laura de Aquino; de Feira da Mata - Anésio Arquimino e Siva; de Sitio do Mato, Vamos Preservar a Natureza e Elvis Augusto Celestino de Souza; de Barra - Pedro Correia Reis

 No Capítulo II - poetas convidados estão Antônio Ribeiro da Conceição (Bule-Bule), Luiz André Marques Dourado (André Marques), Roberto Francisco de Oliveira Leite (Chico Leite), Erismar Andrade Oliveira (Fonzim de Anagé), José Walter Pires, Maviael Melo, Lindomar Sancho Paiva (Pita Paiva), Sebastião Santos Silva, Silvanito Dias e Silva (Silva Dias), José Pereira dos Anjos (Zeca Pereira), Adherio-Lais Alecrim Moitinho (Adherio-Lais), Antônio Regis, Eder Fersant e José Francisco Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário